Gestão de Projeto

O Papel de um gerente de projeto em um projeto de desenvolvimento de software

Antes de começarmos esse post, é necessário mencionar que o papel de gerente de projetos (GP) nas metodologias ágeis não existe em sua forma clássica. Ser ágil implica que funções, responsabilidades e deveres sejam compartilhados entre todos os membros da equipe. E acredite, isso é um grande desafio!

Confira nosso serviço PMO de Projetos de TI. 🙂

Para outras metodologias, um gerente de projeto é o responsável pelo sucesso de todo o projeto. Já para um cliente que pediu para desenvolver uma solução personalizada e procurou uma empresa de desenvolvimento de software para terceirização, um gerente de projeto é um dos membros mais importantes da equipe no projeto. O motivo é que, ao longo do trabalho, eles precisam interagir de perto. No desenvolvimento de um software/aplicativo a interação cliente – gerente de projetos é essencial para o sucesso do projeto.

Ademais, uma pessoa com uma função de gerente possui todo o conhecimento e as habilidades necessárias para liderar de maneira eficaz e eficiente toda a equipe ao sucesso. Pode se tornar extremamente importante responder e ouvir o gerente de projetos do lado da equipe de desenvolvimento. Vamos considerar o porquê.

Caso a equipe e o cliente ignorem a opinião do gerente de projetos isso pode causar efeitos adversos, como por exemplo:

  • atrasos no projeto;
  • desmotivação da equipe de desenvolvimento;
  • violação de obrigações contratuais;
  • custos adicionais para funções não reivindicadas;
  • perda de confiança;
  • e até mesmo o cancelamento do projeto.

Essas consequências ocorrem principalmente em casos de equívocos sobre o papel e as responsabilidades de um gerente de projetos no desenvolvimento de software. Gostaríamos de deixar as coisas claras.

Na posição de gerente de projeto, uma pessoa cumpre 4 funções principais:

  • Planejamento

As tarefas de planejamento do gerente de projeto incluem definir e esclarecer o escopo do projeto, desenvolver um plano e cronograma do projeto, atribuir tarefas.

  • Organizando

A configuração da estrutura da equipe do projeto é sobre organização. Um gerente de projeto deve determinar o número ideal de especialistas, sua experiência e posições.

  • Conduzindo

As principais funções do gerente de projeto incluem coordenar a equipe para trabalhar como um todo, motivar, gerenciar a dinâmica da equipe, mantendo todos “remando” para a direção correta.

Quanto ao controle, por último, mas não menos importante, inclui atividades como verificar o progresso atual do projeto, encontrar desvios no cronograma e suas causas e desenvolver medidas de correção.

Por fim, podemos afirmar que ter um gerente de projetos em um projeto é uma grande vantagem e poucas fábricas de software possuem gerentes dedicados por projetos. Isso significa que não há necessidade de envolvimento pessoal e controle do projeto. Além disso, existe a única pessoa responsável que sabe absolutamente tudo o que acontece com o projeto.

Dessa forma, cenários negativos podem ser evitados ouvindo o gerente de projeto a quem você confiou seu projeto. O GP é mais do que qualquer outra pessoa interessada no cumprimento de seus contratos e na satisfação de seus resultados.

Metodologias ágeis na RockApps

No entanto, nos casos de um cenário desfavorável, faz sentido ouvir atentamente a opinião dele, pois você pode não levar em consideração alguns aspectos significativos do desenvolvimento.

Lembrem-se que a chave do sucesso de um projeto de desenvolvimento de software está intimamente ligado à interação entre o cliente e o gestor do projeto.

Dessa forma, aqui na RockApps adotamos as principais práticas e metodologias de gerenciamento nos nossos projetos, garantindo que durante toda o ciclo de vida do projeto ocorra da melhor forma possível para nossos clientes.

Portanto, se você está buscando desenvolver um novo sistema ou aplicativo fale conosco através de um de nossos canais. Será um grande prazer fazer parte do sucesso do seu negócio.

Author

Guilherme