As OKRs(Objective Key Results), e uma metodologia de gestão que visa criar, monitorar e atingir objetivos traçados com base na análise dos dados da empresa e dos colaboradores.

A transparência e a forma simples das OKRs, geraram maior foco e motivação em equipes e fez com que as OKRs se popularizassem rapidamente, especialmente entre empresas de tecnologia no Vale do Silício.

Dessa forma, o método chamou a atenção do mundo por ter sido utilizada pela Google, no qual auxiliou a gigante no seu crescimento exponencial.

A empresa possuía cerca de 40 pessoas em 1999 para mais de 174 mil até setembro de 2022, mostrando que pode ser utilizado tanto por pequenas empresas como por grandes corporações.

Objetive Key-Results

Basicamente as OKRs se dividem em duas partes, os Objetivos e os Resultados Chave.

Objetivos

Os objetivos são similares com as metas, porém não são exatamente a mesma coisa. Os objetivos devem ser qualitativos para não gerarem conflitos com os key-results.

Eles usualmente são Objetivos inspiracionais e deve expressar o sonho da empresa ou das equipes para unir as equipes e fazer com que todas elas caminhem na mesma direção para alcançar resultados cada vez melhores.

Porém, o sucesso, ao atingir do objetivo, deve gerar um valor claro para a organização.

Key-Results

Os resultados-chave são números e métricas que demonstram a evolução para se atingir os objetivos inspiradores.

Ao contrário dos objetivos, eles devem ser quantitativos e mensuráveis.

Uma dica para criar bons Resultados-Chave é utilizar a sigla S.M.A.R.T quando estiver com a equipe fazendo o planejamento.

  • Specific(específico);
  • Measurable(mensurável);
  • Achievable(atingível);
  • Relevant(relevante);
  • Time-bound(tempo limite)

A diferença entre OKRs e metas tradicionais

OKRs são uma adaptação da prática tradicional de metas à realidade mais instável e competitiva das empresas de hoje em dia.

Períodos mais curtos

OKRs são criadas e reavaliadas em ciclos mais curtos, que variam entre 1 e 6 meses, enquanto a prática tradicional é gerir metas em ciclos anuais.

Assim, os ciclos curtos são englobados em ciclos anuais, estratégicos(de 3 a 10 anos) e, finalmente, à visão, cultura e à missão da empresa.

Transparentes

Dentro da metodologia, as OKRs de todas as equipes são públicas dentro da empresa. Uma vez que elas são menos ligadas ao processo de gestão pela remuneração isso deixa de ser um problema.

Os benefícios de alinhamento, motivação e espirito de equipe de se ter metas públicas são enormes.

Entretanto, vale lembrar que há OKRs que continuarão sendo privadas, quando puderem comprometer, por exemplo, a estratégia competitiva do negócio.

Mais flexíveis

OKRs são definidas de uma forma mais descentralizada, dando mais voz e participação às equipes e seus membros.

Em MBOs(Management by Objectives), os Objetivos tendem a ser desdobrados do topo para baixo de uma maneira formal e rígida, por uma área de planejamento estratégico ou desempenho.

Desta forma, se todos os colaboradores baterem suas metas, supostamente a empresa terá batido as suas metas corporativas.

Já nas OKRs, os colaboradores são incentivados a definir os seus OKRs em alinhamento com os Objetivos mais elevados, como os da sua equipe ou a empresa.

Moonshots

A ideia é que se os colaboradores, de maneira agregada, mirarem mais alto, atingirão mais resultados. Então nem sempre os objetivos atingem os 100% com os check-ins.

Porém, nesse contexto, os resultados reais alcançados são muito mais significativos do que os percentuais de atingimento.

Objetivos não ligados à remuneração

Em organizações mais conservadoras, a realização dos objetivos são a base para a remuneração variável.

Se você atingir 100% das metas, você faz X vezes seu salário. Nesse tipo de organização, os colaboradores tendem a bater o pé e negociarem metas mais fáceis para que seja maior a chance de atingirem-nos.

Já nas OKRs, a porcentagem de conclusão não importa e, sim, os resultados reais alcançados.

Cerimônias das OKRs

Existem três cerimônias simples dentro da metodologia, que são feitas através de reuniões que envolvem os participantes para cada objetivo.

ELABORAÇÃO: a elaboração dos OKR ocorre no início do trimestre e é conduzida pelos resposáveis da OKR, que é quem influencia a empresa em relação ao tema.

Aqui é respondido qual o foco da empresa no trimestre e quais são as evidências de progresso dos OKR.

MONITORAMENTO: o monitoramento dos OKRs, são utilizados os check-ins, onde são registrados e evidenciados os resultados atuais e o quão eles estão próximos dos resultados-chave e são definidos planos de ação junto aos responsáveis pelas OKR.

Esse papel de “dono” é exercido por quem puxa e envolve o time em direção ao alcance do OKR.

O progresso pode ser medido de forma quantitativa ou de forma qualitativa na qual o time indica a confiança que possui em cumprir o OKR dentro do período estipulado, ambos baseados nos dados atuais.

ENCERRAMENTO: o encerramento não pode ser surpresa para ninguém, visto que as metas são transparentes e acompanhadas no monitoramento.

Aqui temos o encerramento do período, conduzido pelo responsável, em que os resultados são avaliados.

Para o que foi atingido deve-se comemorar, para o que não foi atendido pode-se criar um documento de lições aprendidas e planos de ação.

Conclusão

A metologia OKR, assim como várias outras, são complementadas com ferramentas e até mesmo outras metologias complementares.

Como por exemplo as KPIs, matrix SWOT, gráficos de tendência, dashboards e tudo que pode auxiliar na implementação e melhoria do processo de gestão.

A metodologia já foi comprovada ser muito eficaz por diversas empresas, pequenas, médias ou grandes, e os resultados se mostraram muito positivos quando ela é implementada da forma correta.

Por isso é essencial que, essa poderosa ferramenta seja escolhida para ser implementada, haja pessoas experientes e que dominem o conhecimento necessário para tal.

A Rockapps utiliza essa metodologia nos projetos dos nossos clientes e também dá consultorias para auxiliar no entendimento, implementação e execução da mesma.

Fale com um de nossos analistas!

Author

Jociel Adachi