Construir e posicionar um produto de tecnologia e identificar seu público-alvo não é uma tarefa fácil.
Você não pode simplesmente lançar seu aplicativo e aguardar que o público goste e indique ou então você pode direcionar recursos para o seu público-alvo, ou seja, potenciais clientes para seu produto.
Dessa forma, para garantir que seu produto encontre seu público, você precisa dar a eles exatamente o que eles querem. Você deve conhecer seus usuários, compreender suas necessidades e seus problemas.
Nesse post, a RockApps vai explicar como conseguir identificar seu público-alvo com apenas 03 perguntas simples.
Conteúdo
Afinal, quais são as 03 perguntas?
- Quem?
O primeiro passo é descobrir o máximo possível de informações sobre seu públio. Quem é essa pessoa?
Normalmente, você deve se concentrar no histórico geográfico e demográfico do seu usuário, como por exemplo, regiões do país, idade, profissão, estado civil, entre outros.
Dessa forma, você não terá muitas chances de conhecer seu público e uma análise errada por afetar o sucesso do seu aplicativo.
- O que?
Nesta fase, você precisa definir os pontos fracos do usuário.
- Quais são suas necessidades?
- Que desafios eles enfrentam em sua vida cotidiana?
- Que problemas eles estão tentando resolver com seu produto?
Dessa forma, é importante fazer perguntas relevantes para seu produto ou setor específico. Assim, você obterá um melhor entendimento de como seus usuários aplicarão seu produto para solucionar suas necessidades.
- Por quê?
Esta questão visa desvendar os reais motivos pelos quais uma pessoa está usando ou desejará usar o seu produto. Parecer ser a famosa pergunta de 1 milhão de dólares não é mesmo?
Dessa forma, uma boa estratégia é perguntar para usuários que já adquiriram o seu produto o que o levou a escolher o seu em relação aos concorrentes. Tá ai o seu diferencial! 🙂
Dessa forma, se você ainda não criou seu produto, pergunte a seus usuários em potencial o que os faria considerar mudar de sua ferramenta atual para o seu produto.
Conclusão
Identificar o público-alvo do seu aplicativo é uma etapa crucial em sua estratégia de desenvolvimento de produto.
Ao fazer isso, você pode se concentrar no que é realmente importante para seus usuários e alocar recursos de uma forma mais eficiente.
Dessa forma, ao eliminar as questões desnecessárias e complicadas, você está reduzindo o desperdício durante o processo de desenvolvimento. Além disso, um produto orientado para a pessoa e o desenvolvimento de tal resulta em uma maior taxa de satisfação do cliente. Apenas pense nisso.
Ao investir na pesquisa do usuário e no desenvolvimento da personalidade, você está lançando as bases para um produto de sucesso. A RockApps poderá auxiliar você e sua empresa nesse desafio através do nosso serviço Consultoria em Software.