Aplicativos Desenvolvimento Negócios

Quais são as diferenças entre Protótipo, MVP e POC?

É de extrema importância que você defina com atencedência o resultado desejado do seu projeto de software ou aplicativo.

Dessa forma, usar a terminologia certa para seu aplicativo de software é fundamental, pois define as expectativas com seus stakeholders do seu projeto, incluindo clientes, patrocinadores, fornecedores ou parceiros .

Nesse sentido, a RockApps criou esse post para te ajudar a entender a diferença entre esses conceitos e alavancar o seu projeto.

Prova de Conceito – PoC

A prova de conceito refere-se a uma aplicação de um certo método ou ideia usando tecnologias específicas, a fim de avaliar e demonstrar a viabilidade e confirmar a sua potencial prático perante o Mercado. 

Nesse sentido, o objetivo da PoC é provar a ideia e/ou tecnologia expondo uma implementação realista e funcional de um subconjunto com as principais funcionalidades. Além disso, é pequeno e com foco em um aspecto específico do produto.

Dessa forma, uma PoC normalmente tem um ciclo de vida curto, onde na maioria dos casos, é revisada por especialistas e avaliado em relação a critérios predefinidos, para tomar decisões sobre possíveis próximas iterações e investimentos futuros. 

Alem disso, após uma prova de conceito bem-sucedida, um protótipo ganha o aval do cliente e pode ser desenvolvido, o qual é então usado para buscar financiamento ou para demonstrar a clientes em potencial.

Nesse sentido, a PoC não se preocupa com a escalabilidade e geralmente não inclui camadas e modelos de segurança. E, finalmente, pode não ser reutilizável ao longo do desenvolvimento do projeto real.

Diferenças de POC, Piloto, Teste ou Try and Buy – Mundo 365

Produto mínimo viável (MVP)

O termo de MVP geralmente é trocado por PoC ou Protótipo. Diferentemente da POC e Protótipos, o MVP possui uma exposição maior de usuários e clientes reais, oferencendo apenas um subconjunto pequeno de recursos essenciais para garantir uma excelente expreriência dos usuários.

Dessa forma, um MVP adequado gera insights com antecedência e a um custo menor em comparação com um ‘produto completo’. 

Nesse sentido, isso permite melhores decisões nos estágios iniciais do processo de desenvolvimento e gera uma alocação de recursos mais eficiente.

Confira também nossos post sobre a importância de desenvolver um MVP para sua empresa.

Protótipo funcional

Os protótipos possuem os seguintes objetivos:

  • Para apresentar uma ideia potencialmente complexa de uma forma realista para seus usuários-alvo e partes interessadas;
  • Para permitir que eles interajam através de cenários característicos e boas aproximações do produto real (a ser desenvolvido); e
  • Para capturar feedback, capacitando decisões de produto melhores e mais rápidas.

Nesse sentido, os protótipos funcionais são usados ​​no início do processo de desenvolvimento do produto, por um curto período de tempo – para demonstrações, discussões e testes do usuário. 

Dessa forma, não se espera que o acesso ao protótipo funcional seja concedido aos clientes diretamente, a apresentação dos protótipos ocorrem normalmente através de workshops e demonstrações.

Protótipo | Vetor Premium

Conclusões

Conforme visto ao logo do post, definir a estratégia para lançamento e desenvolvimento de seu software ou aplicativo não é uma tarefa fácil. É preciso desenvolver técnicas e levantar informações crucrias sobre o mercado e os usuários finais.

Dessaforma, articular e comunicar o resultado correto do projeto – MVP, Protótipo e PoC com antecedência suficiente pode ajudar a definir e gerenciar as expectativas dos clientes, fornecedores e usuários de forma geral.

Conte com a RockApps para te ajudar na estratégia de lançamento e desenvolvimento de seu software e ajudar você ou sua empresa a alcançar os maiores desafios.

Author

Guilherme