Uma abordagem de desenvolvimento rápida e curta com saída iterativa e alcance ao mercado é a definição mais curta de desenvolvimento de Software Ágil. Nesse post, veremos como os métodos ágeis são importantes para uma startup.

É basicamente um processo de desenvolvimento de iterações contínuas de desenvolvimento e teste ao longo de todo o ciclo de vida de desenvolvimento de software do projeto. Mas essas iterações são pequenas por natureza.

Atualmente as startups possuem vários desafios para lidar, desde novos empreendedores, produtos inovadores, mercados exigentes e o comportamento do consumidor em rápida mudança. 

Nesse sentido, não importa qual seja sua velocidade, o mercado continua evoluindo exigindo táticas, estratégias e recursos adequados para crescer neste mundo competitivo. 

Dessa forma, a startup precisa adotar metodologias ágeis para entregar soluções soluções de qualidade e com rapidez. 

O que é Agile?

Uma abordagem de desenvolvimento rápida e curta com saída iterativa e alcance ao mercado.

É basicamente um processo de desenvolvimento de iterações contínuas de desenvolvimento e teste ao longo de todo o ciclo de vida de desenvolvimento de software do projeto. 

O método ágil é uma abordagem de gerenciamento de projetos usada durante o desenvolvimento de software. 

Este método funciona bem quando precisamos realizar algumas ações no caso de alguma imprevisibilidade durante o desenvolvimento do software. 

Dessa forma, ele conduz com sequências de trabalho incrementais e iterativas, geralmente chamadas de Sprints

Esses são os ciclos curtos que consistem em um conjunto de tarefas a serem concluídas em pequenos intervalos de tempo, geralmente de 2 a 4 semanas. 

O que é uma startup?

Uma empresa startup é um empreendimento que normalmente é um negócio que visa atender a uma necessidade de mercado, desenvolvendo um modelo de negócios viável em torno de um produto, serviço, processo ou plataforma. 

A startups são geralmente pequenas e inicialmente financiadas e operadas por um ou dois indivíduos. 

Dessa forma, essas empresas oferecem um produto ou serviço que não está sendo oferecido em nenhum outro lugar do mercado ou que os fundadores acreditam estar sendo oferecido de maneira ineficiente.

Confira também o post criado pela RockApps sobre as etapas para criar um MVP:

Como uma startup pode se beneficiar por ser ágil?

Por ser o método ágil, rápido e iterativo, a RockApps está listando abaixo alguns benefícios que as startups podem desfrutar ao usar os métodos ágeis não apenas para o desenvolvimento de produtos, mas também em seus processos.

Adaptação da mudança de negócios

Sempre que o negócio precisa de alguma mudança rápida ou se precisamos integrar o feedback do cliente ao produto, isso pode ser facilmente alcançado.

Melhoria da qualidade

Ao fornecer mudanças rápidas ao mercado, problemas existentes e requisitos imaturos podem ser resolvidos levando a um produto de qualidade.

Equipe pequena e harmonia

No formato ágil, os sprints e as equipes são de pequeno porte e, portanto, suas interações regulares estão em harmonia. 

Dessa forma, durante suas reuniões scrum diárias, os membros da equipe se reúnem e discutem seus impedimentos na implementação de recursos e suas atenuações, que criam um vínculo entre os membros.

Para startups, melhor trabalho em equipe se traduz em menor desperdício de recursos, o que é importante.

Motivação e independência


A motivação desempenha um papel muito importante porque geralmente as startups nem sempre possuem um capital inicial grande e nem remunerações altíssimas.

O método ágil é baseado em reuniões e discussões internas, onde cada membro da equipe deve vir preparado com suas opiniões e respostas. 

Dessa forma, em uma grande organização com grandes equipes, estruturas formais este processo pode não funcionar de forma eficaz, mas em start-ups ele funciona magnificamente.

Aprendizado rápido e agilidade para comercializar

Os principais fatores da metodologia ágil ajuda-os a aprender rapidamente e, por sua vez, a equipe pode produzir um produto rápido para o mercado. 

Dessa forma, o processo ágil não é realmente muito longo e difícil de entender, portanto, a curva de aprendizado é muito pequena e pode-se aprender em um período de 1-2 dias e começar a implementá-lo.

Confira esse post com as melhores startups para se trabalhar no Brasil.

Conclusões

Na RockApps, os métodos ágeis estão no nosso dia a dia, ajudando nossos clientes a ver um produto melhor e mais completo ao final de cada ciclo de sprint e ajudando nossos desenvolvedores a evoluirem em seus projetos.

Nesse sentido, se precisar você ou sua empresa precisa de ajuda para fortalecer a cultura ágil em sua empresa ou projetos, conte com a RockApps nesse desafio.

Entre em contato conosco e agende um orçamento. 🙂

Author

Guilherme