
Ser um GP de uma equipe de desenvolvimento de software não é fácil. É preciso enfrentar diversos desafios diários mas entregar um sofware 100% funcional, dentro do prazo e orçamento previstos não tem preço!
Para te ajudar nessa jornada, a RockApps preparou esse post para apresentar 5 dicas simples que nossos Gerentes de Projetos utilizam para melhorar o trabalho com a equipe de desenvolvimento.
Conteúdo
Conheça bem a sua equipe
Em primeiro lugar, todo GP deve buscar diariamente conhecer sua equipe. No entanto, não se aplica apenas a questões estritamente profissionais.
Pode não ser óbvio, mas falar sobre assuntos pessoais também ajuda. Pratique a empatia!
Quanto mais você se aproxima de seu espaço pessoal, mais as pessoas falam. E quanto mais eles falam, melhor compreensão de seus processos lógicos você ganha.
Não estamos pedindo para você abrir detalhes íntimos da sua vida. Isso não é necessário! Você pode conversar sobre curiosidades, seus hobbies, suas comidas favoritas e outros assuntos.
Por fim, reserve cerca de 5 a 10 minutos todas as manhãs, vá para a sala da equipe ou uma cozinha e socialize com eles.
Depois de algum tempo, você conhecerá mais a fundo os aspectos emocionais da sua equipe e também terá uma visão mais ampla de alguns aspectos profissionais.
Conheça seus pontos fortes e fracos
Como líder da equipe, você deve se lembrar de que possui especialistas altamente qualificados na equipe.
Desenvolvedores de front-end, desenvolvedores de back-end, testadores e designers. Todos têm sua própria área de especialização. E, obviamente, eles têm melhor conhecimento sobre o assunto do que você.
Aproveite essa baita oportunidade! Durante as conversas diárias sobre a curiosidades, que mencionamos antes, a equipe ficará muito feliz em compartilhar com vocês suas linguagens, estruturas, ferramentas favoritas, etc.
Mantenha o backlog claro e a equipe atualizada
Como GP, você não deve ter medo de sujar as mãos com um trabalho mais técnico. Todos nós sabemos que manter o backlog atualizado não é uma questão fácil.
No entanto, você deve tratá-lo como um mal necessário – todos os rótulos, estimativas ou descrições precisas simplesmente têm que estar lá.
Caso contrário, todo mundo está louco: começando pelos stakeholders, terminando com os desenvolvedores.
Os desenvolvedores sabem e veem mais do que você pensa e estão construindo suas opiniões sobre você baseando-se principalmente nas questões cotidianas.
Sorria, você está sendo filmado! rs
Então, da próxima vez que você estiver tendo problemas para concluir outra tarefa difícil, pense em toda a glória que vem de um backlog claro, compreensível e atualizado.
Proteja a equipe
Vamos ser honestos: os desenvolvedores não são o grupo mais sociável do planeta. É por isso que eles têm você, GP.
Então, por exemplo, quando o cliente está zangado com a equipe, você deve “matar” a bola no peito e chamar a responsabilidade para resolver o problema.
Claro, aja razoavelmente e seja responsável. Se a falha estiver realmente do lado dos desenvolvedores, tente explicar ao cliente qual é a razão por trás disso e o que pode ser feito para evitar que essas situações aconteçam no futuro.
É melhor falar sobre algo nas próximas horas e esclarecer todos os mal-entendidos dentro da equipe do que sugerir ao cliente que ninguém sabe o que está acontecendo no projeto.
Trabalhe com eles
Por último, mas não menos importante, você deve trabalhar com sua equipe sempre que puder.
É um processo longo e os frutos do trabalho normalmente vêm com o tempo, mas vale a pena. E todos os fundamentos mencionados fazem com que os desenvolvedores vejam o quanto você é dedicado e proativo para ajudar a equipe.
Conclusão
Resumindo, o respeito entre os membros da equipe e sua dedicação são fundamentais para o forte relacionamento dentro da equipe. Agir de acordo com as dicas acima pode melhorar significativamente a cooperação e levar a melhores resultados.
Confira nosso serviço PMO de Projetos de TI e deixe a RockApps auxiliar sua empresas e seu projeto a conquistar os melhores resultados.