
Conteúdo
Afinal, o que é usabilidade?
Diversos profissionais definem usabilidade como a facilidade no uso de uma interface de sistema ou aplicativo. Dessa forma, quanto mais fácil for o uso maior é a usabilidade.
A usabilidade contribui para a eficácia, eficiência e satisfação em que usuários, garantindo a melhor experiência para o público.
Dess forma, não confunda usabilidade com design UX e vice-versa, pois são coisas diferentes.
Entretanto, a usabilidade do aplicativo móvel é um aspecto da UX que atua no relacionamento geral entre um usuário e o sistema/aplicativo.
Confira todos os detalhes do nosso serviço de Design UI/UX. 🙂
As melhores práticas de usuabilidade de apps
Compatibilidade da plataforma
Uma frustação comum para usuários é não ter um aplicativo que funcione para seu modelo específico de smartphone Android e iOS. Um app que não possua compatibilidade com, pelo menos, essas duas plataformas já saem atrás na busca pelo sucesso.
O desenvolvimento de cada plataforma é bem diferente uma da outra e não basta simplesmente duplicar um app de uma para outra. No entanto, existem algumas plataformas que ajudam bastante durante o desenvovilmento e adaptabilidade dos apps.Valores envolvidos
Valores envolvidos
Se você possui como objetivo reter os usuários em seu aplicativo, você precisa se certificar de que eles saibam os valores envolvidos no app de maneira rápida e clara.
Se os valores envolvidos foram proporcionais aos benefícios que seu aplicativo oferece não terá problemas de aceitação. Por isso, antes de lançar seu app avalie bem os valores de cada item ou serviço presentes no seu produto.
Navegação Simples
Um dos principais problemas que os usuários enfrentam ao usar aplicativos móveis é a navegação ruim.
Quando os usuários baixam seu aplicativo pela primeira vez, eles precisam entender claramente como navegar para cumprir sua meta, seja agendar um compromisso, comprar um produto ou encontrar informações. Sua navegação deve ter o mínimo de barreiras possível. Muitos aplicativos incluem recursos exclusivos, mas lutam para encaixá-los e fazer sentido para o usuário. A navegação deve ser compreensível para o usuário para que ele não se perca em uma tela aleatória.
Ao focar na usabilidade, certifique-se de que seus produtos ou serviços sejam fáceis de encontrar. Quanto mais complicado for para os usuários navegar no aplicativo, maior será a taxa de abandono do usuário.
Conteúdo claro e conciso
É de conhecimento comum simplificar o conteúdo ao projetar para dispositivos móveis. No entanto, você precisa apenas de conteúdo claro e agradável para garantir a atenção de seu público.
Além disso, é preciso adaptar seu conteúdo para celular, em vez de copiá-lo literalmente da web. Incluir muitas informações em seu aplicativo móvel, sem dúvida, resultará em uma UX pobre, com usuários perdidos procurando por conteúdo específico.
Busque tornar seu aplicativo extremamente claro, conciso e visualmente atraente para seus usuários.
Minimize a quantidade de transições de tela
Sempre que seu usuário precisar concluir uma ação, verifique se há uma maneira mais direta de tornar sua experiência mais natural.
Cada campo, etapa ou tela a mais durante a execução de uma tarefa pode fazer com o que o usuário encontre barreiras e desanime de usar seu aplicativo.
Além disso, a desordem é um dos piores inibidores de um bom design. É preciso organizar a interface do usuário, onde cada botão e informação seja cuidadosamente pensada. É essencial eliminar tudo o que não seja necessário para o design do aplicativo móvel.
Na dúvida, escolha sempre por um design simples e intuitivo. 🙂
Reduza a rolagem
A priorização de conteúdo também contribui significativamente para a usabilidade de um aplicativo. Os usuários devem obter a maioria – senão todas – as informações de que precisam para decidir dentro dos limites de sua tela.
A necessidade de rolar para baixo às vezes é inevitável e necessário em alguns casos, mas sempre tente evitar o deslocamento lateral. Em algumas vezes pode confundir o usuário e difucultar a aceitação do seu aplicativo.
Utilize orientação em formato paisagem
Ao desenvolver um aplicativo móvel, muitas pessoas não consideram a orientação paisagem como necessária.
Um bom aplicativo móvel deve ser projetado para retrato e paisagem para acomodar usabilidade e UX ideais, especialmente para um aplicativo que contém conteúdo de vídeo.
Dessa forma, esperamos que ter conseguido passar algumas dicas sobre como tornar seu aplicativo ainda mais atrativo e com uma ótima experiência do usuário.
Se você possui um sistema ou aplicativo que ainda não possua as melhores práticas de usabilidade, entre em contato com a RockApps, através de um de nossos canais de comunicação, para tornar a experiência de seus usuários a melhor possível. 🙂