O que são microsserviços de front-end?

Microsserviços são um tipo inovador de arquitetura de software, que consiste em construir aplicações desmembrando-as em serviços independentes. Estes serviços se comunicam entre si usando APIs e promovem grande agilidade em times de desenvolvimento.

Benefícios dos microsserviços

Um grande benefício de se adotar o desenvolvimento com microsserviços é a criação de equipes independentes que trabalham em partes autônomas do sistema. Ele permite que organizações orientadas a serviços paralelizem o trabalho mais facilmente e acelerem o processo de desenvolvimento de software.

O que pode ser alcançado com o uso dessa arquitetura é a capacidade de projetar, desenvolver, testar e implantar suas partes independentemente umas das outras. Com microsserviços é possível realizar uma decomposição adequada do aplicativo, gerando um aumento de uma implantação contínua e um tempo muito mais curto do desenvolvimento à produção. O envio mais rápido é sempre algo que as empresas desejam para seus usuários externa e internamente.

Outro benefício é a maior resiliência da aplicação. Se algumas partes falharem devido a bugs ou falhas de infraestrutura, outras partes ainda devem estar operacionais por causa da separação.

Integração de microsserviços

A integração entre front-ends autônomos pode ser feita de várias maneiras:

  • Integração em tempo de construção: altamente não recomendado, pois requer a implantação de todos os componentes front-end ao mesmo tempo, destruindo assim o benefício da implantação autônoma.
  • Integrações em tempo de execução: altamente recomendadas usando contêineres que são responsáveis ​​pelo layout e interação com micro front-ends independentes que são representados como elementos DOM na página da web e eventos.

Adoção de micro front-ends

Os frameworks de front-end open source mais populares, como React e Angular, oferecem suporte a micro front-ends, portanto, não há barreira de tecnologia ou a necessidade de abandonar as conhecidas pilhas de front-end.

Dessa forma, micro front-ends são frequentemente considerados o nível final de adoção da arquitetura de microsserviços. Agora, as equipes podem ser totalmente separadas umas das outras e trabalhar de forma independente, já que não há uma única equipe de IU que é considerada um gargalo.

Micro front-ends também ajudam com atualizações incrementais do aplicativo, o que é sempre importante, especialmente ao fazer a transformação de um sistema legado em um moderno.

Futuro dos micro front-ends

Para obter equipes verdadeiramente multifuncionais que possam fornecer recursos em um determinado grupo, mas independentemente umas das outras, os micro front-ends parecem ser uma necessidade e podem gerar grande impacto para as empresas de desenvolvimento. É considerada a etapa final na adoção do paradigma de microsserviços por esse motivo. 

É tão fácil neutralizar os benefícios do paradigma de microsserviços criando um front-end monolítico, e já vimos isso muitas vezes antes. Espero que as empresas modernas adotem essa arquitetura cada vez mais.

Conclusões

Aqui na RockApps, utilizamos microsserviços em nosso processo de desenvolvimento, fazendo com que nossos clientes possuam a melhor experiência em seus projetos. Dessa forma, os sistemas são construídos de maneira mais rápida e com a qualidade características dos serviços da RK.

Entre em contato conosco e conheça nossos serviços. 🙂

Author

Guilherme