Atualmente, no universo digital e fora, quase todas as empresas precisam de um software, dedicado ou não, para o crescimento.

Muitos empresários e empresas terceirizam o desenvolvimento de software mesmo contando com uma equipe capaz de desenvolver o software por conta própria.

A razão por trás do desenvolvimento de software terceirizado é que é menos dispendioso e permite que a equipe de TI da empresa tenha liberdade para se concentrar nas questões principais do negócio.

Embora esse método esteja se tornando popular ultimamente, existem certos mitos associados à terceirização de desenvolvimento de software que fazem as empresas hesitarem em adotar esse método.

No entanto, não há muita verdade ligada a esses conceitos. As empresas de desenvolvimento de software hoje em dia estão se esforçando para remover esses mitos.

Abaixo estão mencionados alguns mitos comuns associados à terceirização de desenvolvimento de software e os fatos sobre eles:


Mito – O software desenvolvido por terceirização terá barreiras culturais e de comunicação: muitas empresas acreditam que o software desenvolvido por meio de terceirização terá barreiras de comunicação, pois as empresas podem ser de origens culturais diferentes.

Fato – as empresas na Índia, Rússia e vários outros países começaram a usar métodos ágeis e têm usado vários métodos de comunicação, como sms, e-mails, chamadas, etc.

Para garantir a comunicação adequada e eliminar problemas. Além disso a língua inglesa pode ser usada como ponto em comum em quase todos os países.

A Rockapps conta com desenvolvedores e gestores bilingues e experiência com equipes estrangeiras.


Mito – a empresa de terceirização de desenvolvimento de software pode usar um procedimento diferente, o que pode criar confusão no tratamento com o departamento de TI da minha empresa.

Fato – as empresas de desenvolvimento de software também fornecem desenvolvimento de software personalizado, projetado de acordo com as necessidades e métodos de trabalho do cliente.

Não há margem para confusão e, ainda assim, se surgir alguma confusão, as empresas de desenvolvimento de software como a Rockapps também se dispõe de reuniões de desenvolvimento conjuntas para alinhamento de processos.


Mito – as empresas de desenvolvimento de software não permitem alterações no software.

Fato – as empresas de desenvolvimento de software hoje em dia projetam software escalável que pode ser alterado de acordo com as necessidades de negócios do cliente.


Mito – software desenvolvido por terceirização não é atualizado tecnologicamente.

Fato – as empresas de desenvolvimento de software usam as tecnologias mais recentes para projetar o software e ajustá-lo para atender aos requisitos de negócios do cliente.


Mito – a terceirização não incentiva o espírito de equipe.

Fato – pelo contrário, as empresas de desenvolvimento de software incentivam os membros da equipe da empresa do cliente a participar ativamente do processo de desenvolvimento e garantem que eles trabalhem em equipe.

Isso prova que é sempre benéfico terceirizar o desenvolvimento de software para reduzir custos, mão de obra e obter um software tecnologicamente sólido que atenda às suas necessidades de negócios.

Author

Jociel Adachi