Escolher a tecnologia a ser utilizada é uma difícil decisão para a grande maioria dos projetos de desenvolvimento.
Nesse sentido, se for um app, cedo ou tarde você vai se deparar com a questão: web app, app híbrido ou app nativo?
A RockApps criou esse post para explicar para vocês as diferenças entre esses três tipos de aplicativos e mostrar as principais vantagens e desvantagens entre eles.
Dessa forma, esperamos ajudar vocês no processo de escolha de qual tipo de app desenvolver.
Conteúdo
Web App
O web app, na verdade, é uma página na internet acessada como qualquer outro site através de um navegador e desenvolvido, geralmente, em HTML5.
Dessa forma, diferentemente do app nativo e do híbrido, o web app não utiliza as funcionalidades do dispositivo, como câmera e GPS, além disso não ocupa espaço na memória do aparelho, a visualização é por um navegador e só funciona se estiver conectado à internet.
Aplicativo Nativo
O aplicativo nativo fica armazenado no dispositivo (smartphone) e é baixado diretamente pelas lojas, Google Play (Android) ou App Store (iOS).
Nesse sentido, este app é desenvolvido pelas linguagens nativas destas plataformas e podem utilizar as funcionalidades específicas do dispositivo, como câmera, GPS, contatos, etc, além de possuir uma integração diretamente com as bibliotecas de cada um deles.
Aplicativo Híbrido
O aplicativo híbrido, diferente do nativo, não foi desenvolvido completamente na linguagem específica de cada sistema operacional, o app utiliza várias linguagens e engloba dois formatos: é metade nativo e metade web app.
Dessa forma, como os nativos, também pode ser baixado pelas lojas e utilizar as funcionalidades do dispositivo, mas a diferença é que também permite o acesso através da Web App, inserindo uma página web, por exemplo, onde as informações são integradas do site para o app.
Principais vantagens e desvantagens entre os tipos de aplicativos
Tipo de app | Vantagens | Desvantagens |
Apps nativos | * Acesso às funcionalidades do aparelho (câmera, GPS). * Apps baixados diretamente pelas lojas. * Sistema mais específico. * Funcionamento offline. | * Custo bem maior. * Aprovação da loja. * Criação em diferentes plataformas. |
Web app | * Possui custo mais baixo. * Página da web. * Acessado de qualquer browser/funciona para todas as plataformas. | * Funcionamento apenas online. * Não publica nas lojas. * Não utilizam as funcionalidades do aparelho. |
Apps híbridos | * Funcionalidades semelhantes aos nativos. Custo mais baixo. * Apps baixados diretamente pelas lojas. * Opção mais barata para manter o app nas lojas. | * Performance e usabilidade um pouco inferir ao app nativo. * Design mais restrito. |
Conclusão
Após a leitura desse post, esperamos que tenha ficado claro as diferenças entre os tipos de aplicativos e que consiga entender qual o tipo é o mais aplicado ao seu projeto.
Nesse sentido, conte com a RockApps para desenvolver os seus aplicativos. Possuímos uma vasta experiência no desenvolvimento de aplicativos para clientes nacionais e internacionais.