Para gerar um tráfego sólido em sua loja virtual, seja um e-commerce ou um marketplace, você vai precisar investir para isso, não tem outra forma.
Para isso você precisa entender quais são as plataformas de Advertasing(Publicidade) ou simplesmente Ads.
Esses sistemas, são feitos para criar, veicular, gerar dados estatísticos e efetuar toda a gestão necessária dos seus Ads por elas.
Dentre as plataformas estão buscadores, redes sociais, blogs e diversos websites que cobram por um espaço de publicidade neles.
Conteúdo
Sites de Busca
Uma possibilidade é anunciar algum artigo do seu blog, site ou o próprio produto do seu marketplace.
Ainda é possível anunciar os perfil dos prestadores/forncedores, analisando quais os produtos/serviços mais buscados nas plataformas de busca, esse dados são facilmente adquiridos efetuando pesquisas de mercado em buscadores(sites de busca).
Uma vantagem da mídia paga é a possibilidade de segmentação. Dessa forma, você pode criar anúncios direcionados para cada público.
Essas segmentações podem ser por região, idade, sexo ou interesses. Nesse canal, é necessário avaliar constantemente as métricas e analisar os dados e procurar entender o porque as quantidades de visitantes estão aumentando ou diminuindo.
Não tem uma forma certeira de fazer esses processos, por mais segmentado e por mais bem detalhado que seja o perfil dos leads, as campanhas trabalham com o método de tentativa e erro.
Alguns exemplos de Ads de buscadores:
- Google Ads
- Bing Ads
- Yahoo Ads
- UOL Ads
Redes sociais
Os canais de Marketing digital que mais cresceram nos últimos anos são as redes sociais.
Você pode conquistar uma relevância orgânica nas redes que fazem mais sentido para o seu marketplace.
Para isso, é importante conhecer as especificidades de cada uma delas. O Instagram, por exemplo, é um bom canal para quem tem um marketplace de produtos com bastante apelo visual.
Mas, se você possui um marketplace B2B, o LinkedIn pode ser uma escolha mais assertiva. Independente da rede social, é preciso manter uma constância de postagens.
Mas tenha em mente que os resultados orgânicos deste canal são de médio a longo prazo. Assim, é possível fazer com que os seus seguidores se tornem vendas ou cadastros no seu marketplace.
Outra forma mais ativa é criar campanhas pagas. Para isso você vai precisar ter a lição de casa feita e ter o perfil traçado do seu público alvo.
Essas campanhas são aquelas que aparecem para nós quando estamos vendo vídeos no Youtube ou no Instagram e aparecem propagandas de empresas para nós.
Após toda e qualquer campanha lançada, de forma ativa ou passiva deve ser acompanhada com análises das métricas geradas das suas redes sociais.
Você pode cruzar os dados com as informações geradas de vendas, para uma análise mais concreta das entradas de visitantes, leads e fechamentos do marketplace.
Alguns exemplos de Ads em Redes Sociais:
- Facebook Ads
- Twitter Ads
- LinkedIn Ads
- Instagram Ads
- Youtube Ads
- Pinterest Ads
Cada plataforma tem as suas próprias regras para criação e veiculação de links e/ou posts patrocinados. Estude bem cada uma antes de iniciar os investimentos.
Uma grande vantagem do tráfego pago é que os anúncios podem ser criados e publicados imediatamente.
Dessa forma, o tráfego pago é bem diferente do orgânico, o qual pode demorar meses para gerar bons resultados, você pode utilizar esse imediatismo para criar campanhas rápidas e agressivas dependendo da sua estratégia.
A seguir vamos dar algumas dicas de como montar as estratégias e deixar a casa preparada para a entrada de novos clientes.
Planejamento das palavras-chave
O planejamento de palavras chave da uma grande diferença na performance em canais como SEO e Marketing de Conteúdo(será explicada logo abaixo) em redes sociais.
Palavras-chave ou keywords são termos que podem ter uma ou mais palavras e são muito usadas nos sites de busca, como o Google. Algumas palavras-chave, como “Marketing Digital”, por exemplo, têm uma enorme quantidade de buscas mensais no Google.
Pense com cuidado nas palavras utilizadas nas páginas, títulos, textos, comentários e tudo o que tiver de escrita no seu marketplace. Isso porque, dessa forma, é possível melhorar a posição em que a sua plataforma aparece nos sites de busca dependendo das palavras utilizadas.
Então a dica é: use nos textos do seu marketplace as palavras-chave que realmente estejam de acordo com o mercado.
SEO
O SEO(Search Engine Optimization) é uma técnica de otimização dos motores de busca.
Isto é, são estratégias para melhorar o posicionamento do seu site nos resultados nos sites de busca. Estar entre as primeiras posições pode trazer mais visitantes e clientes para o seu marketplace.
Um dos tipos de Search Engine Optimization é o SEO On-Page, que busca quais fatores dentro do seu marketplace afetam o seu rankeamento.
A URL e o título da página são os elementos mais importantes do SEO On-Page certifique-se de que o título faz sentido com o conteúdo da página. E, se possível, use uma palavra-chave que tenha uma quantidade grande de pesquisas mensais.
Se o conteúdo da página for um artigo, por exemplo, também é importante hierarquizá-lo, dividindo em tópicos, para indicar ao Google quais são os títulos mais importantes e os subtítulos.
Outro fator no SEO é o tempo de carregamento do site. É fundamental que as descrições dos produtos estejam bem formuladas, de preferência utilizando as palavras mais utilizadas pelos clientes na hora da busca, assim como a descrição dos serviços e o perfil dos vendedores e prestadores de serviço.
O ideal é que esses elementos mencionem as mesmas palavra-chave do título da página. Portanto, é importante que você tenha um programa de treinamento com um tutorial para os vendedores e prestadores de serviço cadastrados no seu marketplace.
Pois, na maioria das vezes, o preenchimento das descrições é responsabilidade deles. E isso afeta diretamente a performance e a visibilidade da plataforma.
Marketing de Conteúdo
O Marketing de Conteúdo é um canal de marketing para marketplace simples e acessível, porém trabalhosa.
Você pode criar um blog com artigos(como este que você está), guias, eBooks e tutoriais.
Outra opção é começar um canal no Youtube. Mas, lembre-se de que qualquer conteúdo produzido, seja em um blog ou no Youtube, deve estar associado às palavras-chave corretas.
Se você empreende um marketplace de produtos, pode fazer reviews dos itens, tutoriais de como usar o marketplace, os prós e contras dos produtos vendidos e como usá-los.
Caso você tenha um marketplace de serviços, pode dar dicas sobre como comparar e avaliar profissionais.
O Marketing de Conteúdo é um modo converter os visitantes do seu site em Leads com uma estratégia de call-to-action dentro dos conteúdos ou campanhas de troca, no qual você oferece algo para o visitante em troca de informações cadastrais.
Após o visitante fornecer seu dados, ele se torna um lead e você pode colocá-lo em um fluxo de funil de vendas e trabalhar com ele até um possível fechamento.
Resumindo
O marketing para marketplaces é o principal fator que define o sucesso de uma plataforma desse tipo. Isso porque gerar tráfego e clientes para os vendedores ou prestadores de serviço é a maior responsabilidade de quem possui um marketplace.
Essa atração precisa ser contínua e escalável, e isso é feito utilizando várias técnicas e métodos de Marketing Digital.
É extremamente importante que existam pessoas especializadas e capacitadas para desenvolver estratégias, criação de conteúdo e acompanhamento das campanhas onde elas forem implementadas.
Esse tipo de trabalho normalmente é feito com tentativa e erro, por isso é muito importante acompanhar de perto todo o trabalho feito para não se perder investimentos.