O desenvolvimento híbrido foi criado com o objetivo de resolver um dos maiores problemas do mundo de desenvolvimento de aplicativos: não é possível reutilizar código entre as plataformas Android e iOS.
Conheça o nosso serviço de Desenvolvimento de aplicativos 🙂
Quando trabalhamos com o desenvolvimento nativo, precisamos criar 2 aplicativos, um em Java para Android e outro em Swift para iOS, não sendo possível reutilizar nenhum pedaço de código ou regras de negócio entre as 2 plataformas.
Isto gera diversos problemas como:
- Elevação do custo (são necessárias 2 equipes, uma para trabalhar em cada plataforma)
- Maior tempo de desenvolvimento
- Maior custo de manutenção
- Elevação da complexidade do projeto como um todo (é gasto mais tempo e recursos pois é necessário gerir 2 projetos).
Veremos como o desenvolvimento híbrido resolve alguns destes problemas:
Conteúdo
APENAS UM PROJETO PARA GERAR APLICATIVOS ANDROID E IOS
As tecnologias híbridas permitem desenvolver apps que rodam no Android e no iOS utilizando a mesma linguagem de programação e código fonte.
Neste processo as frameworks híbridas se encarregam de converter o código de forma que ele gere aplicativos que rodem em ambas as plataformas.
CUSTO E TEMPO DE PROJETO REDUZIDO PELA METADE
Como é possível gerar aplicativos Android e iOS através do mesmo código fonte, a quantidade de profissionais envolvidos em um projeto cai pela metade.
Além disso, o mesmo vale para o tempo de desenvolvimento do projeto, como é possível reutilizar o código entre as plataformas, no desenvolvimento híbrido a maior parte das tarefas pode ser feita apenas uma vez.
MANUTENÇÃO MAIS ÁGIL E ECONÔMICA
Após a publicação do aplicativo, o desenvolvimento híbrido também auxilia na manutenção do app. É possível alterar apenas um código fonte e ter as alterações em ambas as plataformas Android e iOS.
CÓDIGO E CURVA DE APRENDIZADO SIMPLIFICADO
As frameworks de desenvolvimento híbrido não se encarregam apenas de gerar 2 aplicativos com o mesmo código, elas também disponibilizam uma série de facilidades para a equipe de desenvolvimento, como:
- Layouts e componentes prontos
- Plugins para acesso a camera
- Gps
- Agenda e outras funcionalidades do dispositivo
- Layout adaptável
Já no caso do desenvolvimento híbrido, as tecnologias mais utilizadas vem configuradas com frameworks (conjunto de códigos prontos), como React e Angular.
Além disso, essas frameworks disponibilizam códigos prontos que a sua equipe pode reutilizar, esses códigos prontos tendem a diminuir o tempo de desenvolvimento e manutenção em até 60%.
É possível por exemplo, utilizando a framework Ionic, gerar um aplicativo com menu lateral, splash screen e ícone em menos de um minuto utilizando apenas um comando no terminal do windows ou mac.
GRANDES PLAYERS UTILIZAM TECNOLOGIA HÍBRIDA
O desenvolvimento híbrido foi uma necessidade criada principalmente por grandes startups como Uber, Ifood, Netflix e instagram.
Além disso, quanto mais rápido estas empresas puderem oferecer atualizações, gerar testes ab e disponibilizar os aplicativos Android e iOs nas lojas, maior será a possibilidade de crescerem e aumentarem seu faturamento.
Portanto, utilizando a metodologia nativa, todo processo tinha que ser feito em 2 etapas, primeiro para Android e depois para iOS, isto gerava uma elevação enorme no custo e tempo de desenvolvimento e manutenção.