Na RockApps, para que um software seja entregue, é necessário que o mesmo passe por diversos testes de qualidade. O teste de usuários faz parte dessa gama de testes. Durante essa fase, você tem um pequeno grupo, ainda que representativo, de seus clientes-alvo, testando seu protótipo, recurso ou mesmo todo o produto antes de colocá-lo no mercado.
Ele se torna um dos testes mais importantes pois coleta informações das pessoas mais importantes: os clientes ou potenciais clientes! 😊
O teste de usuário otimiza recursos, pois você pode fazer correções e modificações com antecedência, sem saturar seu público alvo com erros e bugs. É também por isso que o teste do usuário deve ser realizado regularmente, e não apenas no último minuto.
Agora, vamos abordar algumas etapas que a RockApps utiliza para realizar os testes de usuários em nossos softwares.
Conteúdo
Desenvolva um plano
Se você deseja realizar testes de usuários para um site ou aplicativo é preciso estabelecer um plano claro com todas as etapas, número de usuários, duração do teste e demais informações que irão auxiliar o processo.
Defina o escopo e as metas de teste do usuário.
Você pode testar seu aplicativo inteiro, com todos os seus recursos. No entanto, é melhor fazer isso em partes e focar em um aspecto de cada vez. Assim ganhará tempo e os clientes irão conseguir identificar mais sugestões de melhoria.
Escolha um método de teste do usuário.
Depois de saber o que testar, é hora de decidir como, de acordo com seus objetivos.
Indique a localização, horário e equipamento.
Em primeiro lugar, você deve decidir se deseja realizar o teste do usuário no local ou remotamente e quando deseja fazê-lo.
Crie cenários de tarefas.
É preciso criar cenários de tarefas mas não crie instruções claras e especificas, pois o teste precisa ser capaz de medir como o usuário consegue percorrer as páginas do software ou app de maneira fluida e simples.
Identifique as principais métricas.
É preciso criar métricas para mensurar dados importantes dos testes. Será necessário acompanhar os resultados obtidos para promover ações corretivas para garantir a qualidade do software ou app.
Estabeleça critérios de seleção dos usuários que irão testar
Seus testadores devem refletir seus clientes perfeitos (personas).
Observe o processo.
Esteja presente, observe e faça anotações. Não pressione os resultados. Se o seu testador não conseguir concluir a tarefa – não o guie, a menos que você realmente precise acessar uma parte específica do aplicativo.
Faça um relatório.
Após o término do teste, extraia e elabore um relatório com as informações e percepções coletas com todos os usuários.
Analise os resultados.
Com todas as informações, relatórios e percepções é preciso analisar os resultados e verificar os pontos de melhoria identificados e realizar os ajustes para garantir a qualidade do software ou aplicativo.
Vimos acima que para garantir a qualidade de um software será necessário uma série de testes. Os testes de usuários possuem papel de destaque nesse processo, pois conseguem identificar em tempo real as percepções dos clientes.
A RockApps segue rigorosas etapas para os testes de usuários de seus aplicativos pois reconhece a importância dos testes de qualidade e possui como missão entregar sistema de qualidade e 100% funcionais para seus clientes.
Conhece nosso serviço de testes e análise de qualidade de software. 🙂