Testes e Qualidade

A importância de iniciar o quanto antes os testes do seu app para minimizar custos?

No presente post, a RockApps vai contar quais são as vantagens de iniciar o quanto antes os testes de desenvolvimento de software para garantir a qualidade do seu aplicativo.

A eficiência dos testes, bem como a possibilidade de reduzir o tempo e os custos gerais do projeto, dependem em grande parte do planejamento de execução dos testes. Para obter os melhores resultados, o cliente deve fazer uma análise preliminar para definir a funcionalidade que deve ser implementada no produto final.

Como a implementação precoce de testes de software afeta os custos de desenvolvimento de software?

O profissional responsável pela qualidade do software deve testar o produto durante todo o período de trabalho no projeto, mas quanto mais tarde você encontrar um bug, maior será o custo de sua correção. Mesmo as mudanças significativas feitas nos estágios iniciais do projeto não levarão a mudanças consideráveis ​​no orçamento. É muito mais barato alterar o produto no início do ciclo de vida de desenvolvimento do que nos estágios finais do projeto.

Ainda fica na dúvida sobre quando um bug é realmente um bug? Leia também o nosso post: http://rockapps.com.br/insights/quando-um-bug-e-realmente-um-bug/

Portanto, é muito mais lucrativo envolver a equipe de QA para trabalhar no projeto o mais cedo possível, por exemplo, no estágio de coleta de requisitos.

Metodologias para teste

Para evitar o cenário descrito acima, a RockApps implementa metodologias que implicam em testes de erros críticos de software em todas as fases do ciclo de vida do projeto, a partir da fase de levantamento de requisitos. O foco principal para a maioria das metodologias modernas de desenvolvimento de software é a atenção especial ao controle de qualidade em cada estágio do projeto. Ajuda a reduzir a possibilidade de erros nas fases posteriores, o que é importante porque a sua correção será muito mais cara. Dessa forma, é possível entregar o software livre de erros no menor tempo possível e menor custo de desenvolvimento.

A detecção precoce de bugs pode reduzir significativamente os custos. Os defeitos de software podem ser classificados de acordo com o estágio em que ou quando foram detectados. Dependendo da metodologia de desenvolvimento escolhida, o projeto pode consistir em diferentes estágios, mas na maioria dos casos, os principais deles são requisitos, design, codificação, teste de unidade, teste de integração, teste de sistema, teste de instalação ou aceitação e operação e manutenção. Quanto mais tempo um bug permanece sem ser detectado, mais caro é consertá-lo.

Conclusões

O custo para corrigir um erro depende diretamente de qual estágio do ciclo de vida de desenvolvimento do software foi detectado. Qualquer erro encontrado pode causar um efeito dominó. A abordagem inicial deve ser revisada para se adaptar à necessidade de mudanças que, por sua vez, podem atrasar mudanças já programadas no código-fonte. Assim, o bug detectado leva a atrasos e despesas adicionais. 

Dessa forma, para ficar dentro do orçamento planejado, é altamente recomendável envolver a equipe de qualidade na fase de levantamento de requisitos. Mas você tem que lembrar que sem a interação entre o cliente e o desenvolvedor, a eficiência da entrada de controle de qualidade inicial pode não ser tão alta. É preciso que o cliente participe ativamente na etapa de tetes para garantir a melhor qualidade possível do softaware. 

Conheça também o nosso Serviço de Testes e Análise de Qualidade de Software:

Testes e Análise de Qualidade de Software

Author

Erick Engelhardt