No início de cada ano, as empresas realizam ou atualizam seu planajemanento estratégico e com isso surgem necessidades para criação de novos projetos, desenvolvimento de novos sistemas e aplicativo e por isso a criação de uma RFP se torna essencial.
Mas afinal, o que seria RFP? RFP (Request for Proposal) é um documento que descreve os problemas e necessidades de uma empresa para que fornecedores em potencial avaliem e forneçam soluções.
Aqui na RockApps, notamos que nossos parceiros ocasionalmente lutam para criar RFP e por isso, o objetivo deste post é fornecer alguns conselhos práticos, diretrizes e recomendações sobre o que manter em mente ao criar uma RFP de desenvolvimento de software.
Conteúdo
1. Faça do MVP sua prioridade
Ao preparar sua RFP para desenvolvimento de software, é importante sempre ter em mente um MVP (Produto Mínimo Viável). Definir um MVP vai facilitar o entendimento dos fornecedores e após o recebimento das propostas será possível refinar o seu projeto.
Quase todo projeto possui um conjunto específico de recursos que compila uma solução capaz de atender às necessidades do usuário final. Sendo assim, priorizar a lista de recursos é uma das melhores práticas de processo de RFP que aumentará a precisão da avaliação.
2. Não peça para fazer “um IFood”, mas dê exemplos
É comum ouvirmos de nossos clientes em potencial dizendo algo semelhante a “Faça-nos uma cópia de * um aplicativo * e inclua * um recurso *”.
Cada aplicativo tem muitos recursos caros, que podem não ser necessários para uma solução personalizada em particular. Colocar todos os recursos em uma lista é sempre uma boa ideia.
No entanto, é sempre uma boa ideia incluir exemplos de aplicativos e telas de apps renomados para ajudar a ilustrar exatamente o que você está procurando fazer.
3. Mostre o valor comercial de sua ideia na RFP
Uma lista de recursos não é nada se não incluir um contexto. Uma das melhores práticas de RFP é incluir uma explicação de uma meta de negócios que você deseja alcançar usando esta solução.
Lembra do tal Planejamento estratégico? Pois é, é nele que deve recorrer para encontrar a resposta para sobre qual meta do negócio busca alcançar.
Ao analisar a solução contextualizada, um especialista técnico poderá utilizar sua experiência e apontar rapidamente as possíveis formas de chegar a uma solução eficiente.
4. Compartilhe sua experiência
Se você já trabalhou com empresas de terceirização de software, não hesite em compartilhar sua experiência – positiva ou negativa. Aprender sobre experiências negativas nos dá mais insights sobre as possíveis armadilhas.
Essas informações ajudarão a evitar que problemas semelhantes aconteçam, escolhendo um modelo de comunicação e gestão de projetos adequados aos processos internos da sua empresa.
5. Peça conhecimentos se você não souber como resolver um problema
Não é necessário decidir previamente a pilha, projetar uma solução e abordar um fornecedor com etapas específicas em mente. É perfeitamente normal ter um objetivo, mas não saber como alcançá-lo.
A RFP possui justamente esse objetivo – ajudar você a encontrar soluções para os desafios do seu negócio.
A RockApps espera que esse post tenha fornecido a você todas as informações necessárias sobre as diretrizes de solicitação de propostas que irão melhorar seus processos de preparação e tomada de decisões de RFP.
Se mesmo assim ainda estiver com dúvida, conte com a RockApps para te ajudar na elaboração e gestão da sua RFP. Possuímos um serviço totalmente personolizado para as necessidades da sua empresa. 🙂