Atualmente a venda de produtos e serviços em plataformas digitais se tornou uma necessidade.
Com as atualizações dos processos da transformação digital, houve muitas mudanças nos hábitos de consumo e, para não perder vendas, é importante se acompanhar o mercado de perto.
Os marketplaces são como grandes shoppings online e é a forma mais utilizada pelos consumidores para comprar produtos e serviços online.
Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em 2020 o montante do setor chegou a R$ 126,3 bilhões com 11% de participação de mercado nacional.
Para aproveitar os benefícios desse meio, é preciso entender como melhorar as vendas no marketplace.
Dado que esses grandes mercados digitais já conquistaram a confiança do público e contam com uma excelente infraestrutura, você consegue realizar suas vendas de uma forma mais simples e com mais segurança.
Conteúdo
Imagens e vídeos de qualidade
A única forma dos clientes terem acesso às informações dos produtos e serviços online são os conteúdos audiovisuais que vocês disponibiliza.
Dessa forma, boas imagens e vídeos são os primeiro passos para melhorar suas vendas. Através dessas informações que o cliente consegue ter ideia das atribuições do produto.
Vale a pena todo tipo de investimento para criar um bom material de venda. Assim, o cliente tem mais confiança e clareza sobre o que está sendo adquirido.
Formas de divulgação da plataforma
Contudo, não basta apenas criar boas imagens e vídeos dos produtos. A forma de divulgação do conteúdo em seus principais canais de comunicação também geram mais engajamento dos consumidores.
Existem duas possibilidades frequentes para esse tipo de publicidade: paga ou orgânica.
A publicidade paga se refere aos anúncios vinculados as plataformas de busca(Google, Bing, Baidu, etc) ou às redes sociais(Instagram, LinkedIn, Facebook, etc), a orgânica é feita por sites, blogs e compartilhamento de conteúdos com o público.
Com isso, é muito importante investir em uma presença ativa nos meios de comunicação e criar formas de monitorar os fluxos de entrada e navegação do marketplace, com ferramentas de tráfego pago.
Desa forma você consegue apresentar seus produtos, educar os seguidores sobre a melhor maneira de utilizá-los, humanizar sua marca por meio dos bastidores do seu negócio e monitorar o andamento do seu marketplace.
Peça feedbacks aos clientes
Outra frente crucial para aumentar as vendas no marketplace é por meio de uma boa prova social.
Esse tipo de selo de qualidade só pode ser oferecido pelo público externo ao seu negócio, para gerar mais credibilidade.
Por isso, os comentários e avaliações dos clientes são fundamentais para dar confiança ao seu produto ou serviço.
Muitas pessoas, inclusive, deixam de comprar determinado produto apenas por não contar com nenhuma avaliação ou comentários.
Assim, é essencial que os clientes expressem como foi sua experiência de compra e feedback sobre o produto/serviço, oferecendo mais segurança para os próximos consumidores.
Porém, os feedbacks negativos podem, e vão aparecer. Você deve atendê-los de maneira profissional.
Como grande parte dos consumidores leva em consideração as avaliações e as respostas, é importante manter o foco na melhor experiência dos clientes, mesmo diante de situações mais delicadas.
Experiência do usuário
Além de encontrar uma plataforma de marketplace intuitiva, prática e segura, com uma boa UX/UI, os consumidores possuem padrões de compras.
E uma forma de conseguir mapear esses padrões de compras dos usuários, é coletar informações através de cookies.
Você já conhece bem os cookies, eles estão presentes em praticamente todos os sites que você acessa.
Essa ferramenta famosa é responsável por registrar as ações dos usuários em sua loja virtual, inclusive, seu comportamento de navegação, histórico de compras, dados de localização e demais informações pessoais.
Dessa forma você consegue criar conteúdos direcionados para o gosto e comportamento do cliente, recomendar produtos alinhados com as preferências de compra e trazer mais inteligência para as vendas.
De acordo com pesquisa feita pela Google, cerca de 67% dos usuários que navegam por meio de dispositivos móveis estão mais propensos a comprar de sites que realizam esse trabalho de customização.
Remarketing
Sabe quando você entrou em uma loja virtual e ficou “namorando” um produto mas acabou não comprando e horas mais tarde aquele mesmo produto é oferecido por alguma plataforma de comunicação?
Isso é o Remarketing !
As pessoas possuem diversos motivos por não fechar a compra no momento, busca por preços mais baixos, melhor custo benefício, marca, tamanhos e várias outras possibilidades.
Em muitos casos o remarketing ajuda a relembrar o cliente ou dar aquele “empurrãozinho” que faltava para ele fechar a venda.
Inbound Marketing
Também chamado de marketing de atração, é uma estratégia publicitária que almeja atrair os consumidores de uma forma orgânica e mais livre.
Dessa forma, o inbound marketing atrai pessoas que realmente se interessam e que estão buscando espontâneamente o seu produto.
Você pode fazer isso produzindo conteúdos, com materiais para as redes sociais, vídeos para o YouTube, podcasts, ebooks e diversas outras formas.
Lembrando que cada plataforma possui uma forma de apresentação do conteúdo.