
A pandemia impactou diretamente o crescimento dos marketplaces e e-commerces durante os últimos anos, e mesmo com o avanço da vacinação global e retomada às atividades presenciais, tudo aponta que esse crescimento continue.
De acordo com estudo feito pela eMarketer, em 2020 apenas 17,8% das vendas totais do varejo eram feitas a partir de compras online.
Para 2022, a expectativa é de que esse número atinja os 21% e totalize US$5,5 trilhões no mundo todo.
O levantamento também fez a projeção e estimou que em 2025 as vendas online correspondam a 24,5%, mantendo um crescimento contínuo durante os próximos anos.
Dessa forma, o desempenho positivo do setor evidencia o momento favorável para a realização de investimentos na área.
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O que o seller(vendedor) buscará no marketplace ?
O sucesso das atividades dos marketplaces estão relacionados ao desempenho de sellers. Vendedores, comerciantes, lojistas, distribuidores e fabricantes que realizam operações comerciais diretas para o consumidor.
Com isso, os principais pontos que um seller irá buscar, para decidir se leva a sua loja para o marketplace, são:
- Quais as taxa cobradas
- Há formas diferentes de cobrar os sellers pela loja virtual deles, seja por percentual dos valores de vendas efetuadas, por quantidade de itens vendidos, mensalidades fixas e outras.
- É importante pesquisar como o mercado está precificando os sellers e encontrar um valor atrativo para eles.
- Funcionalidades existentes no marketplace
- Não basta ter centenas de funcionalidades no marketplace se elas não vão ser usadas pelos sellers.
- Um sistema mais simplista e intuitivo, é mais bem visto do que um sistema com tantas funcionalidades que fica difícil de aprender como trabalhar com ele.
- O marketplace deve possuir as funcionalidades essenciais para a gestão das vendas e dos vendedores
- Suporte
- Nenhum sistema no mundo está livre de erros e bugs, porém o tempo de resposta às correções, são essenciais para melhorar o atendimento e a retenção dos sellers no marketplace.
- Para isso, se faz por necessário manter canais de comunicação passiva e ativa com eles.
- Além do suporte ao sistema, muitos sellers nem sempre possuem conhecimento consolidado com a gestão da própria empresa, oferecer consultorias, palestras e criar materiais voltados para melhorar as vendas deles é muito importante e vale o investimento.
- Lembre-se que o sucesso dos sellers também é o sucesso do marketplace.
O que o seller espera do marketplace ?
Um sistema intuitivo com as melhores tecnologias atuais do mercado, fácil de trabalhar, que traga as informações necessárias para a gestão de vendas e dos vendedores, diferentes gateways de pagamento integrados, importação de listas de produtos, mailmarketing e chatbot automatizados, customização da loja do seller, algoritmos de priorização, cookies para coleta de dados para optimização das vendas e muitos outros itens, e tudo isso deve ser bom, bonito e barato.
Entretanto, não é possível atender a todas essas demandas e, além de inviável, ao tentar desenvolver muitas funcionalidades adicionais, o marketplace começa a esbarrar em novos erros, novos bugs, sellers entrando em contato pedindo correções ou vêem uma possibilidade de pedir por novas funcionalidades.
E assim, um tempo depois a empresa está mais focada em apagar incêndios como erros, bugs e com uma equipe do SAC explodindo de novos pedidos e atendimentos, gastando tempo e dinheiro para conseguir sair dessa situação.
Para evitar esse tipo de situação, é importante saber qual o perfil do seller que você gostaria de ter no marketplace.
- Quanto tempo o seller está no mercado?
- Por onde ele faz as vendas atualmente?
- Essas vendas são recorrentes?
- Ele possui uma boa avaliação dos clientes?
- São sellers grandes, médios ou pequenos?
- Ele possui formas de entrega dos produtos?
- Qual o tempo médio?
Essas informações são essenciais para criar um perfil de seller do marketplace e poder ir atrás deles no mercado.
Trazendo os sellers para o marketplace
Com o perfil traçado, você precisa definir por onde irá buscar os sellers.
Entretanto, para sair à prospecção de sellers, também é necessário determinar o discurso de vendas do marketplace, ou seja, é a apresentação dos argumentos que devem ser utilizados para o convencimento dos potenciais parceiros.
Assim como vendas para o consumidor final, você pode criar um funil de vendas, mapear por onde será feita a busca, se será ativa ou passiva e desenvolver campanhas.
Lembrando que cada rede social ou plataforma de busca possuem formas diferentes de criar conteúdos para inbouond ou outbound que geram maior engajamento.
Para conseguir gerar informações sobre essas campanhas, há diferentes ferramentas em cada plataforma.
Por exemplo, o Instagram, Facebook, LinkedIn, Google possuem as ferramentas próprias de gestão de tráfego e formas de impulsionar campanhas pagas.
Também, você deve fazer o mapeamento do que está acontecendo em seu site, com vários dados estatísticos obtidos de ferramentas como o Google Analytics 4 – também existe o GA Universal, porém ele deixará de existir no dia 1 de Julho de 2023.
Um ponto forte de convencimento para o seller é que, caso ele possua site próprio, ele que deve investir nessas campanhas e análises, o que geram investimentos em dinheiro e tempo e, você como administrador do marketplace, pode trazer as informações de formas mais baratas e práticas.
Caso você já possua usuários ativos no marketplace, você deve utilizar isso ao seu favor, mostrar que o marketplace possui um tráfego alto de usuários e que são potenciais compradores.
Para marketplaces já estabelecidos, você também pode pesquisar as maiores dores dos sellers em relação ao seu sistema e de outros marketplaces e mostrar que você possui a solução.
Caso não tenha a solução pronta, deixar claro que o sistema evoluirá e que ela vai existir num futuro próximo.