Atualmente, a competição entre as empresas está cada vez mais intensa. Se sua empresa não entrega produtos e serviços de alta qualidade, seguindo as principais tendências tecnológicas, prontamente, os clientes podem simplesmente ir para concorrência.

Para ajudar sua empresa a se manter competitiva no mercado, é importante reduzir o tempo entre as fases de desenvolvimento e lançamento do produto. A melhor maneira de fazer isso é fortalecer suas equipes de desenvolvimento de software e empregar tendências tecnológicas confiáveis ​​para garantir produtos e serviços da melhor qualidade.

Nesse post, a RockApps vai contar quais são as principais 05 tendências tecnológicas que irão trazer uma série de benefícios para sua empresa:

  • Acelere seus processos de desenvolvimento, teste e implantação;
  • Mantenha uma linha de comunicação mais próxima dos clientes, desenvolvedores e operações;
  • Esteja confiante na capacidade de sua empresa de atender aos requisitos do cliente;
  • Analise melhor seus requisitos de negócios; e
  • Tome melhores decisões para sua empresa.

DevOps com entrega contínua

DevOps – uma combinação das palavras “desenvolvimento” e “operações” – é uma metodologia baseada na colaboração constante entre as equipes de desenvolvimento e operações de uma empresa. 

Historicamente, a equipe de desenvolvimento lidava com a escrita de software, enquanto a equipe de operações se concentrava em testar e implantar o código para produção. 

O processo de teste e implantação de código geralmente leva muito tempo, resultando em menos lançamentos de código. Com DevOps, as equipes de desenvolvimento e operação colaboram estreitamente e implantam código diariamente por meio do uso de automação.

Dessa forma, com as metodologias DevOps adicionadas ao Agile, essa lacuna final (aquela entre os desenvolvedores e as operações) é preenchida. O código que é escrito pela equipe de desenvolvimento é constantemente testado e implantado pela equipe de operações diariamente, em vez de de uma vez quando o código é concluído. 

Sendo assim, esse processo, conhecido como entrega contínua , ajuda a garantir que os bugs sejam detectados antecipadamente e que o software esteja sempre “pronto para produção” a qualquer momento. Ele permite que o feedback do cliente seja enviado com mais frequência.

Desenvolvimento orientado para teste de aceitação

O desenvolvimento dirigido por teste de aceitação (ATDD) envolve discussão colaborativa entre clientes, desenvolvedores e testadores. O foco principal está nas necessidades do cliente, o que leva a melhores códigos e testes.

Dessa forma, como o código é constantemente testado para aceitação de requisitos, bugs e problemas são resolvidos mais rapidamente, o que ajuda a prevenir problemas maiores no futuro. Além disso, com ATDD há melhor colaboração entre analistas de negócios, desenvolvedores, proprietários de produtos e testadores em todo o processo de desenvolvimento.

Aplicativos baseados em contêineres

Os aplicativos de software geralmente têm uma combinação robusta de configurações, dependências e código que são todos exclusivos para aquele projeto específico. 

Isso pode ficar confuso para grandes equipes de desenvolvedores que trabalham em muitos projetos. Tentar hospedar vários repositórios de código e configurações geralmente leva ao “bem, funciona no meu computador!” problema.

Com isso, a conteinerização também facilita a implementação, pois oculta os detalhes da implementação e mostra apenas os dados relevantes para qualquer plataforma em que esteja sendo executado (nuvem pública, data center privado, laptop pessoal, etc.). Isso significa que as equipes de operação podem se concentrar especificamente nos detalhes de implantação e não em detalhes irrelevantes do aplicativo.

Análise preditiva com big data

As empresas bem-sucedidas aprenderam a aproveitar seus dados usando análises preditivas para obter informações sobre as possibilidades de crescimento e os riscos potenciais para seus negócios. 

Dessa forma, a análise preditiva usa uma combinação de algoritmos estatísticos e inteligência artificial (IA) para prever o futuro. Alguns benefícios do uso dessa tecnologia são:

  • Melhorar a tomada de decisões : as decisões baseadas em dados são sempre melhores do que as decisões não baseadas em dados, pelo menos nos negócios.
  • Promovendo melhores relacionamentos com o cliente : Big data e análise preditiva podem ser usados ​​para prever os requisitos do cliente antes mesmo que eles saibam o que desejam. Esses processos também podem ser usados ​​para analisar e prever o comportamento do mercado.
  • Aumento da lucratividade : a análise preditiva pode ser aproveitada para melhorar as promoções de marketing, ganhando mais clientes e vendas.

Virtualização de serviço

Testar antes que o desenvolvimento fosse concluído costumava ser impossível, pois o ambiente de teste carecia de dependências vitais – como partes-chave do código inacabado. A virtualização de serviço, a prática de simular componentes específicos para imitar o comportamento esperado, torna possível o teste de código inacabado.

Dessa forma, permite testes frequentes e abrangentes, mesmo quando os componentes principais estão faltando na arquitetura do sistema. Como as seções do produto podem ser testadas à medida que são lançadas, a velocidade de desenvolvimento e entrega pode ser significativamente melhorada.

Conclusões

As tendências tecnológicas possuem papel fundamental na melhoria de processos de desenvolvimento, implementação e testes de sistemas e aplicativos.

Se sua empresa está buscando aprimorar seus processos e entregar sistemas mais rápidos, eficientes e seguros a RockApps poderá auxiliar a sua empresa nesse desafio.

Author

Guilherme