Complementando o post Blockchain: Desafios e Oportunidades, vamos salientar mais alguns pontos importantes sobre a blockchain que vem ganhando cada vez mais o mercado atual.

A blockchain faturou um total de US$ 4,62 bilhões em 2021 e deve atingir US$ 173,68 bilhões até 2028, crescimento anual médio calculado em 67,9%, até 2028, segundo relatório publicado pela Brandessence Market Research.

Onde e como utilizar a blockchain ?

Diversos setores do mercado estão viabilizando a utilização da blockchain para implementar nos processos de suas empresas.

Financeiro

Quando remessas internacionais precisam ser feitas, grandes quantias precisam transacionadas de diversas fontes, a blockchain garante a segurança e a transparência dos valores e origem do dinheiro.

Ainda esse ano, o banco Credit Suisse fez parceria com a startup Paxos, de Nova York, para usar a tecnologia da blockchain para liquidar negociações de ações dos EUA.

Essa ação foi considerada um piloto importante para a realização de grandes transações entre instituições financeiras usando moedas digitais.

Contratos Inteligentes

Um contrato inteligente é constituído por códigos gerados computacionalmente, os quais são responsáveis por definir regras específicas de um acordo e suas respectivas sansões de não cumprimento, tal qual as ferramentas contratuais juridicamente válidas impressas.

Assim, o contrato inteligente estipula o objeto de acordo, as obrigações das partes e penalidades cabíveis, de forma a proporcionar nas relações estabelecidas na rede. E tudo de forma automática, usando templates e regras já pré-estabelecidas.

Com isso, o Facebook, automatizou todos os documentos de contratação dos funcionários (uma média de 50 novos por semana) com contratos inteligentes para serem assinados pelos funcionários antes do início da jornada de trabalho.

Durante a pandemia a quantidade de contratos inteligentes cresceu exponencialmente.

Economia Compartilhada

Um case de sucesso, é o Uber, no qual podemos pegar viagens com motoristas parceiros, eles ganham o dinheiro deles pela viagem e em troca da infraestrutura digital, a Uber ficar com uma parcela do valor.

Também, a AirBNB é outro player da economia compartilhada.

E assim, com a blockchain essas empresas intermediadoras deixarão de existir e as pessoas poderão efetuar os pagamentos diretamente entre elas de forma segura.

Logística

A blockchain garante a transparência das informações do rastreamento de remessas e o gerenciamento da frota.

A partir do uso do blockchain é possível observar se as condições de armazenamento seguro foram mantidas durante o transporte. 

Além disso, o sistema pode ajudar a otimizar as rotas, combinando caminhoneiros disponíveis e itens a serem entregues com caminhões em uma determinada região.

Armazenamento de arquivos

Outra aplicação para blockchains será na forma de armazenamento de arquivos. Dado que os dados serão distribuídos por toda a rede, as chances de os arquivos serem invadidos ou perdidos serão reduzidas significativamente.

Automóveis

Com a utilização de Contratos Inteligentes, diversas empresas estão viabilizando utilizar a tecnologia para contratos de aluguel de carros e compra e venda.

Em 2015, a Visa fez parceria com a DocuSign para um projeto piloto que usou blockchain para agilizar o leasing de carros – transformando-o em um processo de “clicar, assinar e dirigir”.

Industria da Arte

As NFTs(Non Fungible Token) voltadas para a Industria da Arte estão ganhando cada vez mais espaço no mercado digital.

Dessa forma, artes como quadros físicos e fotos, podem ser digitalizadas e comercializadas dentro desse mercado.

Um dos mais recentes exemplos de NFT é a obra The Burned Picasso, criado pela Fractal Studios, que ocorre a partir de uma ação do grupo em que foi queimado, no dia 20 de julho de 2021, o rascunho original da obra Fumeur V (1964), de Pablo Picasso, visando imortalizá-lo na blockchain criando NFT.

Além disso há diversos artistas digitais que diariamente criam suas artes e disponibilizam no mercado digital. O próprio Metaverso utiliza NFTs para armazenar dados dos usuários.

Varejo e Comércio eletrônico

Atualmente, o senso de confiança dos consumidores no sistema de varejo está intimamente relacionado à sua confiança no mercado onde suas compras estão sendo feitas.

Entretanto, a blockchain pode descentralizar essa confiança, deslocando essa segurança mais para os vendedores e menos aos próprios sites de marketplace.

Setor público

Nesse campo, podemos destacar o sistema de votação.

Isso porque as eleições exigem autenticação da identidade dos eleitores, manutenção de registros seguros para rastrear votos e contagens confiáveis ​​para determinar o vencedor. 

Pois, ao capturar votos como transações por meio de uma blockchain, governos e eleitores teriam uma trilha de auditoria verificável por todos, garantindo que nenhum voto fosse alterado ou removido e nenhum voto ilegítimo fosse adicionado. 

Tendo isso em mente, a Follow my Vote, lançou recentemente no domínio público sua solução de votação blockchain ponta a ponta com patente pendente.

Agora, a startup está desenvolvendo um método baseado em blockchain para ser usado na votação. 

A plataforma foi testada com capacidade limitada durante as eleições em Serra Leoa em 2018 e apresentou resultados próximos aos das contagens oficiais.


Vantagens da Blockchain

Robustez

A forma como foi desenvolvida a blockchain, faz com que a própria comunidade que a utiliza, mantenha a eficiência e veracidade das informações que passam por ela.

Dessa forma, manter a rede e os nós(computadores que rodam os códigos da blockchain) em bom funcionamento, garantem a robustez da blockchain.

Transparência

A blockchain foi desenvolvida para descentralizar o armazenamento de informações em 1 empresa, orgão ou instituição pública/privada.

Com isso, ela reconcilia todas as contas de 10 em 10 minutos, isso aumenta a transparência de todo o processo. Além disso, todas as informações dentro dela são públicas e incorruptíveis.

Descentralização & Segurança

As informações da blockchain são distribuidas por toda a rede interna, sem nenhuma central ou base de dados. Todas as informações são encriptografadas usando hashing.

Assim, o processo da blockchain, faz com que cada bloco de informações passe por computadores diferentes e a cada passagem o código hash do bloco deve ser o mesmo.

Contudo, caso alguém tente alterar qualquer informação dentro do bloco, o hash se altera, ficando fácil de ser detectado uma alteração e possível fraude na passagem de informações.


Desvantagens

Verificação

Toda e qualquer transação blockchain deve ser verificada e assinada digitalmente, o que gera muito trabalha e retarda o processo de conclusão de uma transação, que pode levar horas ou até dias para ser efetuada.

Tanto a geração e a verificação dessas assinaturas são muito complicadas. Dessa forma, isso cria o maior gargalo da blockchain.

Consenso

Um grande esforço deve ser feito para trazer todos os nós da rede para um consenso.

Assim, esse consenso não é fácil de alcançar às vezes e pode causar retrabalhos significativos de ida e volta.

Modificação de Informações

Outra desvantagem dos sistemas blockchain é que, uma vez que os dados foram adicionados à rede, é muito difícil modificá-los.

Para se alterar dados ou o código de uma rede blockchain é normalmente muito complicado e geralmente requer um Hard Fork (Bifurcação), onde uma cadeia de blocos é abandonada e outra é criada.

Conclusão

Vimos que a Blockchain possui vantagens e desvantagens que futuramente podem e, serão melhoradas.

Com isso, grandes empresas de diversos setores já estão com sistemas e processos que utilizam a blockchain, certamente a blockchain não é o futuro de todas as industrias, mas com certeza será o da maioria.

Author

Jociel Adachi