A maioria, se não todas as startups de sucesso passaram por um grande desafio. Como atrair investidores para sua startup ?
Uma das melhores formas é apresentando um MVP(Minimum Viable Product) bem estruturado.
A primeira impressão é extremamente importante, raramente você conseguirá uma segunda chance de criar uma nova impressão no início da startup.
Em alguns casos o MVP fica tão bem estruturado, que ele já está monetizando nos primeiros meses de vida no mercado e pode te ajudar não só a pagar contas, mas também conseguir fundos de investimentos.
Aqui vamos te ajudar a responder as seguintes questões:
- Quais as funcionalidades ou features essenciais do MVP ?
- Como o MVP irá atrair o investidor ?
Conteúdo
Descobrindo as dores do mercado
Você possui um produto inovador sem um par no mercado ? Ou você possui um produto com vários concorrentes?
Em ambos os casos você deve fazer uma pesquisa mercadológica bem completa.
Você consegue descrever em poucas palavras os problemas a serem resolvidos pela sua Startup?
Dessa forma, você pode melhorar muito a primeira impressão com investidores. Algo muito comum ao desenvolver soluções para outras pessoas, é que pode ser enorme a diferença entre o que uma pessoa quer e a solução ideal para resolver o problemas dela.
Entretanto nem todas as pessoas conseguem ter essa percepção. A forma como é guiada uma conversa faz toda a diferença para se conseguir extrair esse tipo de informação, apenas perguntar diretamente para as pessoas o que elas querem, vai gerar muitos retrabalhos que podem afundar a Startup.
- Inovação: Como qualquer produto, ele precisa resolver algum problema. Quanto mais pessoas tiverem o mesmo problema e você puder resolver, melhor.
Observe os potenciais clientes do produto, detalhe os principais problemas deles que precisam ser solucionados e pense nas melhores formas que ainda não existem no mercado. - Diferencial: Para sair a frente no mercado competitivo, você precisa de um diferencial para disparar na frente dos concorrentes.
Aprenda com o erro dos outros, pesquisa quais são as dores dos clientes dele que eles ainda não conseguiram resolver. Se for algo inviável de se resolver, pelo menos amenize as dores de alguma forma inovadora.
Planejamento Estratégico
Após levantar os pontos de dores do mercado, você irá esbarrar na seguinte questão, quais as funcionalidades essenciais para o meu MVP ?
Para responder essas questões, você precisará de uma visão mais técnica, nessa hora será necessária a presença da pessoa responsável pelo departamento técnico.
Porém, isso deve ser feito com o responsável ou equipe técnica, pois são eles que irão desenvolver o MVP, então além de entender os limites de capacidade técnica, eles também podem buscar a forma mais prática, barata e que mantenha os requisitos funcionais alinhados.
Aqui vai alguns pontos de atenção a serem respondidas:
- Quais features são fundamentais para o produto a ser desenvolvido?
- Quais features irão garantir o sucesso do produto e permitir a captação de leads ?
- O que fará com que você se mantenha no mercado e fique à frente dos seus concorrentes?
- Quais features devem ser incluídas no produto para que ele se mantenha firme mesmo sem um capital de investimento ?
Agora que você conhece os requisitos funcionais do MVP, é hora de determinar o Roadmap e estimar o tempo de desenvolvimento necessário para até o lançamento.
Análise de Custos e Investimentos
Cuidado ao analisar estratégias para a redução de custos no desenvolvimento de softwares!
Como a mão de obra será o maior investimento que será feito para o desenvolvimento do produto, uma estratégia boa seria buscar desenvolvedores com salários mais baixos que consigam entregar o projeto, certo? NÃO !!!
Apesar de parecer uma boa ideia no começo, reduzir os investimentos em folhas de pagamento e redirecionar esses investimentos para marketing, publicidade e conseguir mais clientes no futuro, porém é aqui que muitas Startups agendam o seu fracasso.
Investir em desenvolvedores experientes, que além de ter capacidade de desenvolver o produto em menos tempo, eles também o farão com menos erros e bugs.
Dessa forma reduzirá, e muito, o retrabalho e manutenção que todo sistema têm. A experiência do usuário ou UX(User Experience) é um dos fatores chave para o sucesso de um aplicativo ou sistema web. Deixar isso de lado reduzirá drasticamente as chances de sucesso do negócio.
Conclusão
Para startups com um budget inicial reduzido e sem previsão de novos investimentos, o MVP é o melhor caminho a ser trilhado.
Nunca subestime um bom MVP, há diversos exemplos no mercado de Startups que começaram com um MVP e se transformaram em gigantes do mercado. O Airbnb, Twitter, Spotify, Uber, Facebook, Amazon e vários outros.
A Rockapps já desenvolveu diversos MVPs para diferentes clientes, entre em contato com os nossos analistas e se torne mais um case de sucesso!