Diversas pessoas encontram dificuldades par definir qual estratégia utilizar para monetizar seu app, e essa etapa é fundamental para o sucesso do projeto, já que serão as formas de gerar receitas para a empresa ou criador do aplicativo.

Infelizmente, ganhar dinheiro com um app móvel não é tão fácil quanto parece, mas a RockApps preparou esse post com diversas estratégias que utilizamos com nossos clientes e que trazem muito sucesso para os aplicativos construídos.

Leia mais em Guia prático para a monetização de aplicativos.

App pago

Sendo provavelmente um dos modelos de receita de aplicativos móveis mais simples, isso implica que o usuário deve realmente comprar um aplicativo para fazer o download e usá-lo.

Embora o preço do aplicativo possa representar uma certa barreira para novos usuários, essa estratégia é uma maneira infalível de obter ROI. No entanto, é preciso que o app entegue benefícios relevantes para seus usuários para que os mesmos sintam-se motivados a comprarem o app.

Recursos de App Premium

O modelo de negócios do aplicativo premium combina funcionalidade básica gratuita e recursos “premium”.

Embora o aplicativo em si esteja disponível gratuitamente (com um conjunto limitado de recursos básicos), há uma certa taxa cobrada para acessar o conteúdo premium do aplicativo: desbloquear recursos adicionais e avançados, personalizar o aplicativo, adicionar mais integrações ou remover anúncios.

Compras dentro do aplicativo

Provavelmente a variação mais popular do modelo premium, este modelo de receita de aplicativo móvel oferece a capacidade de comprar alguns bens virtuais dentro do app para aumentar a funcionalidade do aplicativo.

Podem ser objetos do jogo, novos filtros para fotos, músicas extras, cursos e recursos adicionais de forma geral.

Assinaturas

Frequentemente aplicada como parte do modelo premium, essa estratégia de monetização de aplicativos móveis significa taxas de assinatura recorrentes (mensal / anual), em vez de um pagamento único como nas compras no aplicativo.

O caso de monetização por meio de assinaturas pode ser bem representado pelas assinaturas de streaming em aplicativos de músicas e vídeos.

Publicidade no App

Existem diferentes tipos de anúncios que podem ser usados ​​em aplicativos para celular:

  • Banners (conteúdo visual colocado na parte superior ou inferior da tela do aplicativo, geralmente inclui links);
  • Vídeos (conteúdo de vídeo que é reproduzido enquanto o usuário interage com um app, muitas vezes interrompendo a experiência do usuário);
  • Intersticial (banner de anúncio que cobre toda a tela e contém uma determinada frase de chamariz, um link, etc.);
  • Anúncios nativos (anúncios que imitam a aparência de outros elementos no aplicativo. Por exemplo, postagens promovidas no Facebook ou Instagram).

Taxas de serviço

Nesse caso, um aplicativo cobra uma pequena taxa sempre que um usuário conclui uma determinada transação no aplicativo. Isso geralmente se aplica a aplicativos bancários, de pagamentos móveis e de compras online.

Monetização de dados

Outra forma popular de monetizar um aplicativo é revender os dados coletados pelo aplicativo. Podem ser estatísticas de uso, informações agregadas do usuário (anônimas) e dados comportamentais.

As partes interessadas em comprar esses tipos de dados são principalmente empresas de pesquisa e análise ou fornecedores de publicidade. Essa abordagem é geralmente aplicável a aplicativos populares e produtos da web, operando com grandes quantidades de dados.

Acesso pago à API do App

Outra forma de ganhar dinheiro com o seu produto de software é conceder acesso à sua API a desenvolvedores terceirizados. Assim como a monetização de dados, essa estratégia é adotada principalmente por grandes empresas, como por exemplo, aplicativos de mobilidade usarem APIs de aplicativos de mapas.

Conclusões

Escolher a estratégia de monetização para seu apicativo não é fácil e nem todas podem ser aplicáveis a natureza do seu aplicativo.

É preciso ter conhecimento profundo sobre todas as estratégias e definir de maneira clara quais serão utilizadas.

Se você ainda não utiliza recursos para monetizar seu app no mercado ou gostaria de desenvolver um app e monetizá-lo, conte com a RockApps nesse desafio.

Author

Guilherme