
Não é nenhum segredo que os jogos para celular podem ser extremamente envolventes e lucrativos e é inegável o quanto os jogos prendem a atenção dos usuários. Por isso a importância da gamificação.
Dessa forma, hoje em dia diversas empresas estão empregando estratégias de gamificação em aplicativos para uso pessoal e empresarial.
Na verdade, existem muitas maneiras de aplicar estratégias semelhantes a um jogo para celular e colher os benefícios quando se trata de tráfego e engajamento.
Nesse post, a RockApps vai explicar o que é gamificação, os motivos para usar em aplicativos e quais são as principais estratégias.
Conteúdo
O que é gamificação de aplicativos móveis?
A gamificação do aplicativo móvel consiste em aplicar a dinâmica do jogo a um aplicativo pessoal ou corporativo.
Nesse sentido, eEssa abordagem gira em torno dos usuários e se concentra em adicionar recursos divertidos que farão com que a experiência dos usuários seja aumentada.
Confira o post do blogo Engage sobre os 10 aplicativos mais famosos que utilizam estratégias de gamificação.
Por que usar gamificação de aplicativos?
A gamificação permite que os usuários realizem competições e consigam alcançar novos desafios nos aplicativos. Isso pode ser feito por meio de uma série de estratégias diferentes, que vão desde a implementação de sistemas de recompensa até a configuração de placares.
Como posso gamificar meu aplicativo?
Abaixo vamos listar algumas estratégias que utilizamos na RockApps para promover a gamificação em aplicativos.
- Desafios e recompensas
Desafios que oferecem recompensas motivam os usuários e os encorajam a continuar usando o produto.
Dessa forma, você pode desafiar os usuários a realizar tarefas específicas em seu aplicativo ou atingir certos objetivos. Depois de concluírem um desafio, você lhes dá uma recompensa.
A recompensa pode ser simplesmente conceder uma medalha ou um novo avatar quando os usuários fazem certo progresso no aplicativo.
- Tabelas de classificação
Somos seres naturalmente competitivos e as tabelas de classificação são uma ótima maneira de tirar vantagem disso. Ver seu nome em uma tabela de classificação ou subir na classificação de uma pode ser muito motivador para os usuários.
- Bens virtuais
São semelhantes às recompensas, mas têm valor de longo prazo. Bens virtuais são comuns em programas de fidelidade (como milhas de passageiro frequente) e envolvem os usuários que ganham pontos que podem posteriormente ser trocados por bens específicos.
- Exibições de progresso e pontos de experiência
Algumas pessoas têm dificuldade em alcançar seus objetivos. Uma exibição de progresso pode ser um grande motivador para eles, estejam eles trabalhando em um programa de condicionamento físico ou aprendendo um novo idioma.
Conclusões
Conforme visto ao longo do post, as estratégias de gamificação estão cada vez mais presentes nos aplicativos. No entanto, é preciso entender qual a melhor técnica utilizar de acordo com as funcionalidades e objetivo do app em questão.
Conte com a RockApps para ajudar você na definição da melhor estratégia para destacar seu aplicativo e encantar os usuários finais.