Uma das melhores sensações ocorre quando um aplicativo é entregue para o cliente e o mesmo passa a ser disponibilizado para todos os usuários.

Na RockApps trabalhamos dia a dia para realizar os sonhos de nossos clientes e cada entrega é, sem dúvida, uma grande realização para cada membro da equipe.

No entanto, o que vem depois? Quais são a interações, e responsabilidade das partes interessadas?

As atividades posteriores a entrega variam desde lidar com possíveis problemas de segurança até garantir que os usuários recebam toda a ajuda de que precisam.

Abaixo listamos alguns pontos importantes após a entrega de um aplicativo.

Atualizações do aplicativo

Como os aplicativos dependem de plataformas de terceiros que exigem atualizações regulares, por mais robusta que seja o aplicativo, a base sobre a qual ele é construído necessita de atualizações.

Portanto, é sempre prudente ter equipes internas qualificadas para fornecer esse nível de suporte. 

Corrigir o problema pode ser tão simples quanto entrar em contato com os fornecedores de patches para obter uma solução rápida ou tão complexo quanto lidar com uma alteração completa em uma API.

Expansão

Conforme o aplicativo vá ganhando espaço no mercado, a quantidade de usuários que solicitam acesso ao aplicativo segue a mesma tendência. 

Desta forma, é preciso que o aplicativo consiga expandir seu desempenho, capacidade de armazenar dados e responder às expectativas de todos os usuários.

Por esse motivo, é igualmente importante que as empresas estabeleçam sistemas que monitorem regularmente os servidores quanto a sinais de sobrecarga.

Segurança

Infelizmente surgem novas formas de invasões e vírus que afetam a qualidade e desempenho de aplicativos.

Como resultado, a manutenção de soluções robustas também exigirá uma vigilância cuidadosa de todos os elementos de software, incluindo seus ecossistemas mais amplos (ou seja, bancos de dados e sistemas operacionais).

A empresa desenvolvedora precisa estar sempre atenta para atualizar os sistemas a qualquer momento e manter uma equipe preparada para algum incidente.

Usuários finais

Conforme exposto acima, a quantidade de usuários cresce de acordo com o sucesso e aceitação do aplicativo.

Para garantir o sucesso contínuo de um aplicativo, é essencial fornecer aos usuários finais todo o suporte necessário, caso surjam dificuldades e promover a atualização de novas tecnologias.

Na RockApps estaremos mais do que dispostos a ajudá-lo de todas as formas possíveis, desde a migração de seus aplicativos para uma nova plataforma, até a preparação de qualquer documentação do usuário final que você possa encontrar em falta.

Sendo assim, desde a primeira reunião para alinhamento do projeto, a RockApps atua de forma clara e transparente na definição dos papéis e responsabilidades de todos os envolvidos.

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Author

Guilherme