Muitos usuários abandonam a navegação de um site caso o mesmo não carregue de forma rápida e otimizada. Mesmo que o conteúdo seja muito atrativo, o usuário provavelmente escolherá outro site com melhor desempenho e otimização.

Para ajudar você e sua empresa a tornar o seu site cada vez mais veloz, preparamos esse post com várias dicas para otimização de sites.

Confira também o post da Resultados Digitais “Por que ter um site?”

Confira também o post que a RockApps preparou sobre as etapas de desenvolvimento de sites.

Otimização de imagens

Imagens são os objetos que ocupam muito espaço em uma página da web e dificultando o carregamento do site. Assim, eles seriam o primeiro alvo durante o processo de otimização. 

As imagens podem ser definidas em termos de um vetor, já que imagens vetoriais são criadas com a ajuda de figuras geométricas primitivas como pontos, linhas, curvas, etc. As imagens vetoriais podem ser reduzidas de forma mais fácil e dessa forma otimizar o site.

Otimização de fontes

Mais da metade dos sites de hoje usam fontes personalizadas. As fontes da Web nos oferecem possibilidades adicionais, incluindo a escolha da resolução de tela mais adequada, bem como a ampliação de qualquer parte de um texto sem perda de qualidade. 

No entanto, cada fonte é um recurso adicional, portanto, tudo tem seu preço e as fontes personalizadas podem afetar negativamente no desempenho do site.

Corrigir erros 404

Se o visitante do site solicitar um arquivo que não existe, um erro 404 HTTP será gerado. Em muitos casos, isso consome muitos recursos. Além disso, o usuário perde o interesse no site quando se depara com erros 404.

Evite redirecionamentos para otimizar o desempenho do site

Tente usar redirecionamentos 301 tão raramente quanto possível, pois eles diminuem o desempenho do site. Eles criam tempos extras de ida e volta (RTT), dobrando assim o tempo necessário para carregar o documento HTML inicial antes que o navegador comece a carregar outros elementos.

Reduza o número de solicitações HTTP

Um navegador consulta dados de um servidor usando HTTP (Hypertext Transfer Protocol). É assim que um cliente e um host trocam solicitações e respostas. Geralmente, ao fazer muitas solicitações HTTP, as páginas da web precisam de mais tempo para carregar, o que diminui o desempenho do site.

Otimização do cache

A velocidade da web será reduzida quando os recursos das páginas da web forem baixados a cada visita, o que faz com que o visitante use mais tráfego. É por isso que o cache de dados é tão importante para a otimização de sites.

Use a compactação GZIP para otimizar o desempenho do site

A compressão é uma técnica simples e comprovada tanto para economizar largura de banda quanto para aumentar a velocidade de um site. A ferramenta GZIP é a melhor escolha para compactar CSS, JavaScript e HTML no servidor.

Hospedagem

Qualquer esforço de otimização do desempenho do site desaparece quando o suporte substancial do host da web não é fornecido. Escolha um provedor de hospedagem na web confiável, capaz de prestar serviços excelentes. 

Otimização de banco de dados

Os bancos de dados são basicamente coleções de tabelas de informações. Limpe tabelas antigas e não utilizadas e crie índices para acesso mais rápido.

Conclusões

Conforme mostrado ao longo do post, existem diversas formas de otimizar um site.

Conte com a RockApps para tornar o seu site otimizado e que forneça aos seu público alvo uma ótima experiência!

Author

Guilherme